terça-feira, 13 de janeiro de 2009

Tese: A influência da internet na formação de idosos imprestáveis

Muito há o que se dizer sobre as conseqüências futuras da internet na vida do ser humano. Porém, as indagações e questões a respeito deste tema não levam em consideração o que já vem ocorrendo, por exemplo, na minha casa.

Há dois anos, Marley Emília Garcia Machado, uma senhora de 68 anos, conheceu a rede mundial de computadores, por meio da disseminação exacerbada deste meio. Desde então, sua vida se transformou. No início, todos os netos, bem como os filhos, orgulhavam-se da habilidade e rapidez de Marley em se adaptar à nova tecnologia, até então utilizada, em sua maioria, por jovens e até com dificuldades em casos de pessoas de meia idade.

A vida de Marley não só se transformou como tomou rumos amplamente negativos, ao contrário do que todos esperavam. O lado positivo garantiu a Marley, fugir da depressão, passar o tempo e também encontrar novos amigos.

Mas o lado negativo, afetou em diversos aspectos. Aquela "velhinha" disposta de outrora, perdera o ímpeto, a garra e também a vontade de viver a vida real, em detrimento da virtual.

Possíveis causas

É bem verdade que a internet é uma forma de lazer, prazer, e diversos outros benefícios. Não obstante, alguns a utilizam para outros fins, como a criminalidade, racismo e disseminação de outros mals.

Ocorre que um dos maiores vilões do internauta tem sido o MSN (Messenger) e o Orkut (rede de relacionamentos). Se bem utilizados, ambos podem ser úteis ao cidadão, entretanto, eles também podem execrar com qualquer tipo de prestabilidade do ser humano, uma vez utilizados de forma errada.

Mensagens Imbecís Amorosas ou Correntes Desnecessárias Ameaçadoras

Existem dois vírus viciantes mortais que convergem para a debilidade acelerada do ser humano: o primeiro, diz respeito às mensagens imbecis amorosas, geralmente veiculadas no Orkut com o propósito de ludibriar o tolo internauta carente. As consequências:

- O Orkuter inferniza seus colegas com a disseminação daquelas mensagens e jura por Deus que tudo aquilo é lindo; e o pior, jura, também por Deus, que você vai achar lindo;

- Fica horas e horas em comunidades lotadas de pessoas não menos carentes, procurando aquelas criações cheias de glitter para enviar a quem? Sim, a você. A você que mais odeia.

- Não para (antes era pára, mas agora não tem mais acento) de enviar sabe por quê? Porque existem tolos igualmente iludidos que respondem a eles com dizeres: "Nossa amiga, que linda a sua mensagem! Amei"...E por aí vai.

Em relação às Correntes Desnecessárias Ameaçadoras, os tolos carentes e inocentes são as principais vítimas. Chegam e-mails realmente religiosos e cheios de bondade. Porém, os editores desses e-mails não percebem que estão usando a palavra de Deus para ameaçar o internauta com esses e-mail. Exemplos:

- Jesus te ama, você não precisa enviar esse e-mail a ninguém, mas se você não enviar, está negando Jesus, tendo vergonha dele, e quando chegar no céu, (Se chegar né?), você vai ver o seu meu amiguinho. Num manda para 15 amigos não para você ver o que é bom pra tosse.

- Se não quiser, não precisa enviar esse e-mail a ninguém, mas se enviar a 15 pessoas, com certeza acontecerá um milagre ainda nesta semana. Vai negar um milagre? Você tem vergonha de Jesus? Você é filho do capeta? Vai ter coragem de negar a palavra divina?

Tudo isso acima, como se Jesus e Deus estivessem te ameaçando, caso não os aceitar, quando na verdade são os falsários que tomam a palavra divina para influenciar a vida do tolo internauta inocente e propagador de correntes ameaçadoras pseudo-divinas.

A Imprestabilidade do Idoso perante o mundo digital

Uma vez inserido em todo esse lixo digital, que dominou a mente do idoso, as conseqüências vão impiedosamente acabando com toda a agenda antes lotada que incluia: Fazer almoço (a avó sempre foi muito respeitada por cozinhar muito bem), ir à pintura, passear com os netinhos, fazer palavras cruzadas, crochês, leitura e além de outras atividades que ativam a prestabilidade.

O idoso, segundo Imannuel Kant, "está à beira de uma extinção iminente devido à inserção do mundo digital em sua vida". Kant dizia que o mal do idoso passaria de Parkinson, Alzheimer, Beri-beri e afins, para Orkut, MSN e Sites de mensagens virtuais.

Voltaire concluiu que: "o colapso das velhinhas imprestáveis terá uma alta, principalmente no século 21. Cozinha dará lugar a uma sala quente pouco ventilada. E colheres de paus não serão mais usadas, pois os mouses tomarão conta de tudo".

Sendo assim, conclui-se, por fim, que a formação de velhinhas imprestáveis está, definitivamente, ligada ao mundo digital. Não há mais o que se fazer quando a sua vó te tira do computador para usá-lo. Este é o estágio avançado e crônico de um vício sem volta. Não há Lexotan que a faça dormir mais, a internet tomou conta da vida e a volta é improvável. Se quiser a comida da vovó, nasça de novo e torça para que ela tenha aversão a este mundo, pois não se faz velhinhas como antigamente.

4 comentários:

  1. Anônimo10:15 AM

    Tudo isso porque sua avó te tirou do PC? Pelo jeito não são apenas os idosos que ficam imprestáveis graças à internet.

    Em minha humilde opinião, é a juventude que não é mais a mesma.

    ResponderExcluir
  2. kkkkk...ae ficou sem pc, que pena...vai na lan house!

    ResponderExcluir
  3. Anônimo12:25 PM

    porra véi
    esse site ta muito desatualizado
    antigamente tinha noticias quase todos os dias
    ja tem quase um mes q nao tem noticia nova!!!
    vamo agiliza ae povo!!!!

    ResponderExcluir

Comenta aê

Postagens populares