sexta-feira, 15 de dezembro de 2006

Solidariedade: Acre, um estado Amigo

Depois das piadinhas de gaúcho, de nordestino, das anedotas sobre a treta entre os mano de São Paulo e os peixe do Rio, alguém, de uns tempos pra cá, inventou a leviandade de que o Acre não existe. Que absurdo! Pois é tã absurdo quanto chamar o estado de Mato Grosso do Sul de Mato Grosso.
Pois bem, em solidariedade aos amigos acreanos, que já não se conformam com tamanha ignorância, quiçá desprezo do restante da nação tupiniquim, o Errenka! divulga em primeira mão alguns dados do último Estado brasileiro, pois os últimos serão os primeiros...
Segue um pouco da História e alguns dados que, se bem usados, podem servir pra atacar o território da Colômbia, para daí então conquistar a América do Norte e finalmente fazer um ataque de 3 contra 1 do Alaska para Vladvostok. Isto é: depende do objetivo.
Acre - ei-lo:
Formação histórica

Até o início do século XX, pertence à Bolívia. Desde as primeiras décadas do século XIX, no entanto, a maioria de sua população é formada por brasileiros que exploram os seringais e não obedecem à autoridade boliviana. Os brasileiros criam na prática um território independente e exigem sua anexação ao Brasil. Em 1899, os bolivianos começam a recolher impostos e fundam Puerto Alonso (hoje Porto Acre) na tentativa de assegurar o domínio da área.Os brasileiros se revoltam, e os conflitos só terminam com a assinatura do Tratado de Petrópolis, em 17/11/1903. Pelo tratado, o Brasil recebe a posse definitiva da região em troca de áreas no Mato Grosso, do pagamento de 2 milhões de libras esterlinas e do compromisso de construir a estrada de ferro Madeira-Mamoré. Integrado ao Brasil como território, o Acre é subdividido em três departamentos: Alto Acre, Alto Purus e Alto Juruá, este último desmembrado em 1912 para formar o Alto Tarauacá. Unificado em 1920, elege representantes para o Congresso Nacional, a partir de 1934. Em 15/06/1962, o presidente João Goulart sanciona lei que eleva o território à categoria de Estado.


Situação geográfica

Localização: sudoeste da região Norte.
Área: 152.581,388 km².
Limites: Amazonas (N); Rondônia (L);Bolívia (SE); Peru (S e O).
Características: planalto (maior parte do território);Serra da Contamana (O).
Clima: equatorial.
Rios principais: Juruá, Tarauacá, Muru, Envira, Xapuri, Purus, Iaco, Acre.
Número de municípios: 22


Agora pode confessar: você não sabia que o Acre tem 22 municípios, né?!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comenta aê

Postagens populares